Tetradenia riparia

Classificação científica
Reino:Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Lamiales
Família: Lamiaceae
Género: Tetradenia
Espécie: T. riparia
Nome binomial: Tetradenia riparia (Hochst.) Codd..

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tetradenia

Derivações da nomenclatura:

Tetradenia: possui quatro glândulas
Riparia: cresce em bancos de rios

Esta planta exótica é popularmente conhecida como falsa-mirra, limonete e pluma-de-névoa, podemos apreciá-la de perto no sítio Natureza Divina, pois no caminho que leva á cozinha, encontramos um exemplar desta espécie em plena floração.

Arbustro originário da Africa do Sul, com alcance médio de 1,20 – 1,60m de altura, com folhas largo-ovaladas, denteadas e espessas (sua textura é facilmente identificada ao toque, além de deixar um forte cheiro pegajoso na ponta dos dedos devido à grande quantidade de aroma impregnado em suas folhas).

Planta pertecente à mesma família do hortelã, economicamente utilizada como planta ornamental, aromática e medicinal.

Os povos do tribo Zulu da África do Sul têm muitos usos para esta planta, incluindo dores de estômago, febre de dengue, gripe, diarréia e contra malária, além disso a inalação do perfume das folhas esmagadas aparentemente alivia dores de cabeça. Outros registros à caracterizam-na como planta medicinal, descrevendo suas propriedades como: antiinflamatórias, analgésicas, antiblenorrágicas, antidiarréicas, anti-sépticas, diuréticas, estomáquicas, febrífugas, vermífugas. O uso de suas folhas é indicado em casos de abscessos dentais, angina, celulite, dor de cabeça, dores em geral, febre, malária, gastroenterite, repelente (traças, ácaros, mosca branca).

Também é citado que, pesquisas com esta espécie demonstrou efeitos anti-bacterianos e antifungosos e alguma atividade antimalárica.

Possui numerosas inflorescências de forma adensadas, longas, recurvadas e ficam dispostas acima da folhagem. Suas flores são muito pequenas, com cores que variam do branco ao róseo-creme e são muito perfumadas. O período de florescimento se dá nosmeses de inverno.

Tolerante ao frio, porém se adapta bem a climas subtropicais. Quando cultivada, deve ser disposta à pleno sol e em solos drenados (tolera solos úmidos, desde que bem drenados).

Para multiplicar esta espécie, deve-se fazer estacas na primavera (ou após a queda de todas as flores e colocá-las para enraizamento em locais protegidos, possui crescimento rápido – até 80cm por o ano e floresce em seu primeiro ano.

Fontes consultadas:

http://www.herbsociety.org/promplant/iboza.php

http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Tetradenia_riparia.htm

http://www.plantzafrica.com/planttuv/tetradenripar.htm

http://www.eeb.uconn.edu/198501016.html

Lorenzi, H. & Souza, H. M. 1999 Plantas Ornamentais no Brasil – arbustivas, herbáceas e trepadeiras. Nova Odessa, SP. Instituto Plantarum, 2. ed. rev. e ampl., pág. 617.