Psychotria Suterella

Reino:    Plantae
Divisão:  Magnoliophyta
Classe:   Magnoliopsida
Ordem:   Gentianales
Família:  Rubiaceae
Gênero:  Psychotria
Espécie: Psychotria  suterella  Müll.Arg.

Esta planta de porte arbustivo-arbóreo (chega a alcançar cerca de 7 metros de altura) pertence ao maior gênero (Psychotria) da família Rubiaceae, com um número estimado de 700 espécies Neotropicais. Gênero este que contribui grandemente para a diversidade florística, além de somar em proporção significativa nas vegetações de sub-bosques em muitas florestas tropicais. Por isso, é um gênero muito utilizado em pesquisas como modelo de inferências e mecanismos de especiação (formação de novas espécies) nos trópicos.

Psychotria suterella é uma espécie que apresenta morfologia auto-incompatível, ou seja suas estruturas não permitem a auto-reprodução, garantindo a diversidade genética da espécie.
É frequentemente polinizada (e dependente de polinizadores para a formação de frutos) por abelhas do gênero Bombus, borboletas e beija-flores. Já a dispersão de suas sementes são feitas por pássaros (ornitocórica).
Podemos apreciar sua floração de janeiro à março. Flores pequenas de coloração amarelo-creme com 5 pétalas. Frutifica ao final da floração, permanecendo na planta por aproximadamente 8 meses.
Arbustro muito atraente na época de frutificação, pois seus pequenos frutos possuem a coloração de um azul próximo do anil, podendo por isso ornamentar jardins.

Temos um indivíduo desta espécie no sítio Natureza Divina, fica bem próximo da entrada do templo, ao lado direito, no bosque.
Além de todas características mencionadas acima, esta planta pertence à mesma família e gênero da Rainha (Psychotria viridis), arbustro do qual utilizamos as folhas para o preparo da Divina Ayahuasca.

Fontes:

Fotos: Aelcio Luiz
Bertani, Daniela Fessel. Ecologia de populações de Psychotria suterella Müll. Arg.
(Rubiaceae) em uma paisagem fragmentada de Mata Atlântica. Campinas, SP: [s.n.], 2006.

Ines, M. C. C. Fenologia e Sucesso Reprodutivo de Psychotria suterella (Rubiaceae): efeitos da disponibilidade de recursos e densidade floral. Instituto de Biociências, SP, 2006.

Lopes, L. E., Buzato, S. Biologia reprodutiva de Psychotria suterella Muell. Arg.
(Rubiaceae) e a abordagem de escalas ecológicas para a fenologia de floração e frutificação. Revista Brasil. Bot., V.28, n.4, p.785-795, out.-dez. 2005.