Jaracatia

Jacaratia spinosa

Reino Plantae
Divisão Magnoliophyta
Classe Magnolipsida (Rosidae)
Divisão Brassicales
Família Caricaceae
Gênero Jacaratia
Espécie J. spinosa

Nomes populares: Mamãozinho, Mamoeiro-de-Espinho, Mamãozinho-Bravo, Barrigudo etc

Características:
Planta nativa brasileira, alcançando até 10 metro de altura, estende-se por diversas formações florestais por todo o território nacional, da Bahia ao Rio Grande do Sul e também Centro-Oeste e Norte do país. Ocorre também no Peru, Bolívia, Nicaragua, nas Guianas, Suriname e Equador.

Árvore lactante de porte arbóreo, é decídua e sua copa tem foma cônica e rala, suas folhas são compostas palmatilobadas glabras com 8 a 12 folíolos. Seu tronco é recoberto por espinhos e possui coloração esbranquiçada. Suas flores são dióicas, pequenas e verdes e se confundem em meio à copa.

Os frutos do Jaracatiázeiro possuem um formato de pêra, com coloração amarelo-alaranjado quando maduros, e possuem um sabor acidificado retratado como a junção de manga e maracujá. Seu consumo deve ser moderado devido a propriedades purgativas do “leite” do Jaracatiá. Muito utilizado na fabricação de geléias, aconselha-se o seu cozimento antes da ingestão ou mesmo riscar sua casca com uma faca e deixa-lo descansar.

Sua madeira não tem utilidade comercial, por ser fraca e seu cerne mole, porém é usada na produção de doces e geléias caseiras.

O Jaracatiazeiro é uma planta pioneira, prefere sol intenso, solos férteis e fundos de vales, ocorrendo tanto no fundo da mata primária densa como em clareiras. Suas raízes são profundas e antigamente eram usadas como poço, devido a propriedade da de sua madeira de baixa resistência, se degradando e deixando fendas profundas no solo onde se acumulava água. è utilizado na arborização devido ao seu porte cônicom pouca folhagem e baixa estatura.

Referências

LORENZI, H; Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil, vol 2, 4 ed. Nova Odessa, SP. Instituto Plantarum. 2002
http://florabrasiliensis.cria.org.br/taxonCard?id=FB17759
http://heltonsaputa.vilabol.uol.com.br/jaracatiaspinosa.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/jaracatia/jaracatia.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jaracati%C3%A1