Jacarandá-mimoso

Sinonímia botânica: Jacaranda acutifolia Humb. & Bonpl.,  Jacaranda ovalifolia R. Br.

O Jacarandá mimoso, nome popular da espécie Jacaranda mimosaefolia D. Don., da família Bignoniácea, é uma árvore frondosa de folhagem delicada nativa do norte da Argentina, com distribuição geográfica até o Brasil (Mello & Eira, 1995), amplamente utilizada na arborização urbana no Brasil.

Espécie pioneira, ocorre nos estados de São Paulo e Minas Gerais, nas formações florestais do complexo atlântico.

Árvore de porte médio, podendo atingir cerca de 15 metros de altura e 30 a 40 cm de diâmetro, sendo a casca fina e acinzentada. Espécie de grande valor ornamental pelo porte e delicadeza de suas folhas, cor e abundância de suas flores, comumente utilizada no paisagismo de avenidas e parques.

A madeira é clara, muito dura, pesada, compacta e apesar da longa durabilidade é frágil. Pode ser usada na carpitaria, móveis em geral, caixas, instrumentos musicais e na confecção de brinquedos. Seus frutos são utilizados no artesanato para confecção de bijouterias.

Suas folhas são opostas, compostas bipinada, de 10 a 25 cm de comprimento, com folíolos pequenos, glabros e de bordo serrado. As flores, de coloração azulado-lilás são arranjadas em panículas piramidais densas e são perfumadas. Floresce entre Agosto e Novembro e os frutos surgem entre Maio e Setembro, com a planta despida de sua folhada.

Os frutos possuem cápsulas lenhosa, muito dura, oval, achatada, com numerosas sementes aladas.

Sua propagação é fácil, feita através de sementes contidas no seu fruto, verdadeiras cápsulas de madeira, necessita de solo fértil. A luminosidade necessária para o crescimento desta árvore é de sol pleno, em estado nativo é encontrada em clima um pouco frio, mas se adapta bem ao clima sub-tropical.

Uma curiosidade sobre esta árvore: em Pretória, uma cidade na África do Sul, as ruas são totalmente arborizadas com jacarandá-mimoso levado do Brasil.

Podemos encontrá-la em flor tanto nos caminhos para o sítio Natureza Divina, quanto no próprio sítio, é somente necessário observar a vegetação local que poderá vislumbrar de sua bela floração.

Fontes:

http://fazendasantagertrudes.com.br/roteiro/roteiro04_dir.html

http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/A21jacarandamimoso.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacarand%C3%A1-mimoso