Flamboiã

Reino Plantae
Divisão Magnoliophyta
Classe Magnoliopsida
Ordem Fabales
Familia Fabaceae
Sub familia Caesalpinoidae
Gênero Delonix
Espécie Delonix regia

Sinônimos:  Flor-do-paraíso, Pau-rosa, Acácia-rubra.

Descrição:

Árvore de médio porte, variando entre 8 e 12 metros de altura, tronco lenhoso forte, um pouco retorcido e copa arredondada. Originária da África, da região de Madagascar onde hoje entontra-se ameaçada de estinção no seu habitat natural, porém amplamente difundida pelo continente americano devido a sua floração de beleza expressiva.

As folhas são pecioladas, bipinadas, recompostas por foliolos que medem 1,5 cm aproximadamente, de habito caducifolio (suas folhas caem em determinada época). Sua copa é ampla em formato de guarda-chuva, tomando grande espaço da paisagem onde se encontra, principalmente na época de sua floração

Sua inflorescência se inicia após a perda de suas folhas. As flores são extremamente vistosas, e variam de um vermelho intenso ao laranja, com 5 sépalas e 5 pétalas, sendo que uma delas é maior, e sua face superior é rajada de vermelho ou laranja, sobre um fundo branco, possuindo longos estames. Ocorre ainda uma outra variedade conhecida como “Flavida” que possui flores completamente amarelas.

O fruto do Flamboiã é do tipo vagem, lenhoso chegado a 45 cm de comprimento e permanece na arvore por um longo período de mais de 4 meses. Suas sementes são duras e alongadas não ultrapassando 2 cm de comprimento e possuem coloração castanho claro.

É considerado inapropriado para a ornamentação urbana de calçadas ou mesmo na proximidade de redes elétricas, paredes e tubulações, por possuir raízes agressivas que sobressaem à superfície e tomam longas distâncias, logo sua utilização se dá em praças, sítios e grandes jardins. Apresenta também tolerância a salinidade podendo ser utilizado no litoral.

Possui crescimento rápido, e prefere cultivo em pleno sol, porem não apresenta tolerância ao frio intenso, e é tolerante a estiagem. Multiplica-se por estacas ou semementes, sendo que as sementes germinam após 2 semanas de plantio aproximadamente.

Referências

http://www.jardineiro.net/br/banco/delonix_regia.php

http://w3.ufsm.br/herbarioflorestal/especie_detalhes.php?nome_filtrado=flamboyant_flamboia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Delonix_regia

http://www.arbolesornamentales.com/Delonixregia.htm