Embaúba

Planta dióica, ou seja, possuem órgãos sexuais masculinos e femininos em indivíduos separados, porém o que ocorre em grande parte das plantas verdes superiores é a característica monóica; neste caso os indivíduos possuem órgãos sexuais femininos e masculinos na mesma planta.

Embaúba é designação comum à várias espécies de árvores, principalmente do gênero Cecropia, pode alcançar de 4 a 7 m de altura, com tronco de 15-25 cm de diâmetro. Sua madeira é leve, superfície lisa ao tato e de baixa durabilidade natural.

Pertence ao estrato das plantas pioneiras da Mata Atlântica. É também chamada de árvore da preguiça, pois aprecia e se alimenta de suas folhas. Planta muito procurada por diferentes espécies de aves devido a grande produção de frutos anual.

Diante da facilidade de dispersão de suas sementes e da rapidez no crescimento, esta planta é indispensável em reflorestamentos heterogêneos de áreas degradadas, além disso pode também ser utilizada em paisagismo urbano, devido à beleza de suas folhas e copa.

As embaúbas são árvores leves, característica de solos úmidos em beira de matas e em suas clareiras. Como possuem caule e ramos ocos, vivem em simbiose com formigas especialmente as do gênero Azteca, que habitam no seu interior e que as protegem de animais herbívoros – daí seu nomes castelhanos de hormigo ou hormiguillo.

Floresce de setembro à outubro e a maturação dos frutos ocorre nos meses de Maio á Junho.

Para obter suas sementes, deve-se recolher seus frutos diretamente da árvore quando estiverem maduros (estes quando maduros, presentam-se com mordidas dos pássaros).
Deixá-los em repouso por alguns dias para iniciar a decomposição do fruto e facilitar sua maceração em água. O fruto ficará em suspensão na água e as sementes estarão separadas, em seguida colocar as sementes para secar ao sol.
Um quilograma de sementes, contém aproximadamente 800.00 unidades.

Para germiná-la, coloque-as em canteiros a pleno sol contendo substrato argiloso.

O broto surgirá em torno de 25-40 dias, e a taxa de germinação é baixa. Devem ser transplantadas para saquinhos individuas quando atingirem de 3-5 cm e sendo levadas ao local definitivo em menos de 3 meses.

Nomes populares:

Embaúba, embaúva, imbaúba, umbaúba, umbaubeira, umbaúba-do-brejo,
ambaíba, árvore-da-preguiça, caixeta-do-campo.

Ocorrência:

Ceará, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, até Santa Catarina, em várias formações vegetais.

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Rosales
Família: Urticaceae
Gênero: Cecropia
Espécie: Cecropia pachystachya